Morre a jornalista Ivonete Maia


Ivonete Maia (73), morreu na tarde desta sexta-feira (14), por volta das 13h30, ela estava internada no Hospital das Clínicas, onde fazia o tratamento de um câncer no esôfogo, descoberto no segundo semestre do ano passado.
Ivonete Maia em recente entrevista ao Jornal O Povo.
Integrou a primeira turma de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1969. Trabalhou em grandes jornais como Gazeta, O Nordeste e O Povo e nas rádios Assunção, Verdes Mares e Universitária. Foi professora do Curso de Comunicação Social da UFC e era titulada como a primeira mulher a presidir um Sindicato de Jornalistas do Brasil (de 1981 - 86), assumiu também a presidência da Associação de Imprensa Cearense (entre 1989 - 92 | 2008 - dias atuais).

Em nota o Sindicato dos Jornalistas do Ceará - Sindijorce, publicou:

"É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará - Sindjorce e a Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ comunicam o falecimento da presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI) e ex-presidente do Sindjorce, professora Ivonete Maia. Primeira mulher a presidir um sindicato de jornalistas no Brasil, ela faleceu no início da tarde desta terça-feira (14) vítima de câncer. Ivonete foi aluna da primeira turma do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e eleita presidente do Sindjorce para a gestão 1980/1983. Primeira presidente reeleita pela categoria (1983/1986), ela foi homenageada pelo Sindjorce e pela FENAJ por duas vezes - em 2007, por ocasião do XVI Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), sediado em Fortaleza, e em 2008, durante a solenidade de aniversário de 55 anos do sindicato. Professora de jornalismo aposentada da UFC, Ivonete Maia deixa como legado diversos direitos trabalhistas conquistados durante suas duas gestões à frente do Sindjorce e a formação humanística sólida de toda uma geração de profissionais que hoje se destaca nos veículos de comunicação do país e no movimento sindical dos jornalistas brasileiros. À professora Ivonete Maia a homenagem do Sindjorce e da FENAJ e o agradecimento por abraçar com tanto afinco e dedicação a profissão, as causas da categoria e da sociedade brasileira."


O assunto já um dos mais comentados da internet: