Foi lançado na última sexta-feira (04/05), na Assembléia Legislativa do Ceará, o Pacto pelo Pecém. De acordo com o governador Cid Gomes, o objetivo do pacto é reunir a sociedade cearense em prol do Estado, já que o CIPP (Complexo Industrial do Porto do Pecém) é um dos principais geradores da economia cearense. Ele também explicou que o PIB anual do Ceará é de 85 bilhões de reais, e com os novos empreendimentos esse valor deve ser duplicado.
![]() |
foto: Reprodução |
“Os empreendimentos que serão e que já estão sendo implantados no CIPP fará com que o PIB do Ceará seja duplicado. É uma só região responsável pela duplicação do PIB cearense, é muito importante que a sociedade participe do processo através desse pacto”, disse. Cid Gomes destacou que o Pecém também será um porto de cabotagem. "Vamos comprar um navio que terá capacidade para transportar cinco mil veículos de um porto a outro", afirmou.
ZPE
Ainda no lançamento do Pacto, o presidente da Assembléia, Roberto Claúdio, disse que a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) deve ser totalmente instalada ainda este ano.
CE-085
A rodovia deve ser duplicada nos trechos de Caucaia a Paracuru, servindo como um dos principais suportes a Refinaria Premium II, que deverá ser instalada na região.
*Com informações do Governo do Estado do Ceará