De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até o fim deste ano, será implantado em todos os municípios cearenses o novo teste diagnóstico do calazar canino, que acusa o resultado em 15 minutos. O Núcleo de Controle de Vetores (NUVET), já tem disponível 200 kits para dar início, em junho, aos testes rápidos em cães.
CAPACITAÇÃO
Será feita por técnicos das 21 Coordenadorias Regionais de Saúde (Cres) que participaram na última sexta-feira (18), do curso de Atualização em Vigilância e Controle de Leishmanioses, realizado pela Sesa. O curso tem 45 participantes, incluindo técnicos das unidades do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) de várias cidades do Estado, como: Fortaleza, Senador Pompeu, Tauá, Icó, Crato e Juazeiro do Norte e de dez centros municipais de controle de zoonoses.
TESTES
Serão realizados pelos agentes de endemias, durantes as visitas domiciliares. Estima-se que a população de cães no Ceará, ultrapassa a marca de 1,7 milhões.
DOENÇA
![]() |
foto: Reprodução |
As leishmanioses são um conjunto de doenças causadas por protozoários transmitido ao homem (e também a outras espécies de mamíferos) por insetos vetores ou transmissores. De modo geral, essas enfermidades se dividem em leishmanioses tegumentares, que atacam a pele e as mucosas, e viscerais (ou calazar), que atacam os órgãos internos. A leshmaniose visceral é transmitida pela picada do inseto comumente conhecido como mosquito palha. Se picar um cachorro contaminado e depois uma pessoa, essa pessoa pode ficar doente.
*Com informações da Secretaria de Saúde do Ceará