De acordo com a pesquisa divulgada hoje (21), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), o Ceará ocupa a sexta posição, em termos absolutos, no ranking dos estados com maior número de pessoas (total de 2.620) responsável pelos domicílios tendo um cônjuge do mesmo sexo.
![]() |
foto: Reprodução |
NORDESTE
Em relação a região, o Estado é, proporcionalmente, o primeiro, mas o segundo em números absolutos, sendo superado pela Bahia. O Brasil possui mais de 60 mil pessoas responsáveis pelo domicílio tendo cônjuge alguém do mesmo sexo. A região Sudeste tem o maior número, com 32,2 mil pessoas; seguida pelo Nordeste, com 12,1 mil; Sul, com 8,0 mil; Centro-Oeste, com 4,1 mil, e o Norte, com um total de 3,4 mil. O trabalho foi elaborado com base no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
PESQUISA DETALHADA
Dos 184 municípios cearenses, apenas 51 não tem registro de relações homoafetivas. Fortaleza é a cidade do Estado com maior número, um total de 1.560 das 2.620 pessoas em todo o Ceará.
• Mulheres
O número de mulheres com cônjuges é maior tanto com outras mulheres, como também quando comparado com o número de homens com cônjuge de sexo diferente.
*Com informações do IPECE