Música, a melhor saída?

O que fazer nos minutos de folga?

Na frenética rotina urbana em que vivemos hoje, a diversão e o lazer se distanciam cada vez mais. E o pior, quando temos algum tempo livre, não sabemos bem como aproveitá-lo. Pelo menos grande parte não sabe. Mas, há também quem procura se divertir mesmo em uma situação, digamos, monótona ou estressante. Por exemplo, em um engarrafamento ou em um tempinho de folga do trabalho.

Música no trabalho. Combinação que dá certo.
Foto: Elon Solon
É o caso do porteiro noturno Eronildo Menezes, 44, que gosta de ouvir rádio durante a madrugada para se distrair, um costume de vinte anos de profissão. A monitora de mídias Sabrina Lima, 24, gosta de ouvir música em seu mp3 durante as primeiras horas do dia, já que sua rotina começa às três da manhã. A música me ajuda ficar atenta e até deixa o ambiente de trabalho mais agradável”, dissePor outro lado, há quem se concentre apenas se o ambiente estiver silencioso.

A psicóloga Georgia Albuquerque explica esse fato, segundo ela, isso acontece porque há indivíduos que conseguem responder a vários estímulos psicológicos, ou seja, fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo. Essa capacidade denomina-se atenção divergente, onde há a predominância do lado direito do cérebro. No contrário, as pessoas que não conseguem fazer duas coisas paralelamente são as que possuem o lado esquerdo dominante, dessa forma, elas possuem a atenção convergente.

EMPRESAS
Nos últimos anos têm-se investido muito em espaços de lazer onde os funcionários possam se desligar um pouco de sua função e se dedicar a uma atividade paralela de sua preferência.


Escrito por: Elon Solon