Dunas do Cocó recebem visita técnica



Sabrina Lima | jornalista
ESPECIAL PARA O CORREDOR DE NOTÍCIAS

Na manhã desta sexta-feira (01), as Dunas do Cocó passaram por uma vistoria técnica que contou com as presenças dos vereadores da Câmara Municipal de Fortaleza, da Comissão do Meio Ambiente e ativistas do “Pró Árvore”, “Salve o Cocó” e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA.

A visita foi guiada pelo professor da Universidade Federal do Ceará – UFC o Geólogo Jeová Meireles, que falou aos visitantes sobre a importância das dunas e o porquê não podem receber construções de empreendimentos imobiliários. Segundo Jeová as dunas são parabólicas, ou seja, em formato de “U”, isso, dificulta qualquer tipo de construção, já que a área não é plana e em tempos de inverno o acumulo de água formam pequenos lagos. 

Existe uma cerca de proteção em toda a área do Parque do Cocó, porém ela se encerra justamente onde estão as dunas, segundo o professor Jeová, é como se a parte que fica fora do cercado não pertence ao Parque Ecológico, assim, ela não seria protegida. Ainda há uma parte das dunas que são jogadas entulhos de construção, poluindo cada vez mais as dunas.